FARMÁCIA VIVA - UM PROJETO REVOLUCIONÁRIO

No dia 10 de outubro de 2002 foi inaugurado o Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará, com base no projeto Farmácias Vivas da Universidade Federal do Ceará, criado pelo Professor Francisco José de Abreu Matos, tendo como objetivo a produção e a utilização de produtos com fins terapêuticos oriundos da flora medicinal da região, para que seja possível a substituição do uso empírico tradicional pelo emprego correto, científico e racional de plantas validadas como medicinais.

O Centro Fitoterápico dispõe de técnicos capacitados e recursos físicos estruturais adequados (Horto municipal, maquinário atendendo as normas técnicas).

Atualmente o laboratório é mantido somente com recursos municipais e são produzidos dez diferentes tipos de medicamentos fitoterápicos (utilizam plantas em sua formulação) e seis tipos de medicamentos oficinais (descritos na Farmacopéia Brasileira).

Com a manutenção deste projeto toda a população de Viçosa do Ceará é beneficiada, pois há redução de gastos da prefeitura com a compra de medicamentos industrializados; minimização de danos colaterais causadas pelo uso destes; respeito ao conhecimento popular e integração e equilíbrio entre o homem e o meio ambiente.

INFORMAMOS PARA TODOS QUE OS PRODUTOS NÃO ESTÃO À VENDA, ELES SÃO DISTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE PARA A POPULAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ ATRAVÉS DE PRESCRIÇÃO MÉDICA OU DO ENFERMEIRO.

sábado, 2 de abril de 2011

1 - CÁPSULAS DE MARACUJÁ

FICHA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE CÁPSULAS DE MARACUJÁ (Passiflora edulis)



Fórmula para 600 cápsulas (200mg cada)
  • Folha seca triturada de Passiflora edulis 120g
  • 600 unidades de cápsulas gelatinosas n° 0
Técnica

1. Distribuir sobre a encapsuladora o corpo (parte macho) das cápsulas;
2. Pesar a planta;
3. Colocar a planta sobre a encapsuladora;
4. Espalhar com uma espátula;
5. Usar o socador se necessário;
6. Tampar as cápsulas (colocar a parte fêmea);
7. Envasar em potes plásticos com capacidade para 30 cápsulas, e rotular.

Indicação: Calmante, usado no tratamento de manifestações nervosas, inquietações e insônia.


                                                     foto: Studio Art Foto - Daniel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário